O desenvolvimento infantil é o processo pelo qual as crianças adquirem e aperfeiçoam suas habilidades cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais de maneira natural e saudável.
A partir de variadas formas de estímulos internos e externos, crianças de 0 a 12 anos passam a responder estímulos de maneiras diferentes e a serem capazes de realizar tarefas por conta própria.
Segundo o psicólogo suíço e estudioso das formas de aprendizado humano, Jean Piaget, desde o nascimento até a adolescência, o ser humano passa por 4 principais etapas.
Confira abaixo cada uma das etapas de crescimento infanto-juvenil e em seguida as diferentes formas que a Pediatria Integrativa pode ajudar:
Fase 1 – Sensório-motor (0 – 2 anos)
É neste momento em que os sentidos corporais passam a ser mais percebidos e o movimento dos membros começa a ser explorado pela criança. A chamada consciência corporal toma forma de maneira ampla, o que estimula os primeiros passos e as descobertas de cheiros, gostos e texturas, por exemplo.
Fase 2 – Pré-operatório (pode durar até os 7 anos)
Aqui tudo começa a ficar mais claro e objetivo, tanto ações mais pontuais quanto a fala mais direta. É um momento em que se torna necessário focar em atividades sociais e que permitam o entendimento “dos outros” além do seu próprio.
Fase 3 – Operatório concreto (8 – 12 anos)
As habilidades de avaliação situacional e raciocínio lógico se aperfeiçoam e, com a capacidade de solução de problemas, a criança começa a demonstrar sinais de independência e domínio do seu próprio espaço.
Fase 4 – Operatório formal (adolescência)
Uma espécie de ambientação, na qual o foco é a qualificação da relação médico-paciente. No caso de recém-nascidos, o espaço familiar e seus integrantes são preparados para receber a criança. Estreitar essa relação permite traçar planos mais eficazes para um desenvolver saudável do indivíduo.
Atendimento nutrológico:
Nesta abordagem é possível passar aos jovens as noções básicas de educação nutricional. Além disso, com base nas suas individualidades, são desenvolvidas rotinas alimentares específicas, o que auxilia na qualidade de vida a longo prazo, além do entendimento da importância do auto-cuidado.
Consultas presenciais, domiciliares ou online:
Cada uma dessas formas de atendimento visam conhecer a dinâmica das relações familiares e as práticas que estão influenciando no desenvolvimento do paciente. É a partir desta visão que os tratamentos são frequentemente redesenhados a fim de apoiar cada fase da criança ou adolescente.
Hebiatria:
A chamada “medicina do adolescente” acompanha essa fase tão desafiadora e cheia de mudanças dos jovens. É neste momento que o tempo e o entendimento de cada paciente sobre si mesmo deve ser priorizado.
Estas quatro abordagens mantém em foco os 7 pilares da pediatria integrativa, que são:
- Relacionamentos interpessoais
- Desenvolvimento
- Conexão corpo-mente
- Qualidade do sono
- Nutrição e auto-cuidado
- Exercício e movimento
- Interação com o ambiente
Para garantir um desenvolvimento saudável e o bem-estar desde a infância até a adolescência, é essencial que a família dê apoio e estimule estes processos de descobertas e auto-entendimento dos jovens. É a partir de uma rede de apoio saudável que os jovens sentem segurança em buscar cada vez mais formas de se expressar e de buscar o seu espaço.
Neste caso, esta abordagem tem um papel muito mais de acompanhamento e prevenção do que de tratamento. A medicina integrativa vem justamente para contribuir nesses momentos e oferecer tanto um olhar técnico quanto prático sobre as diferentes fases enfrentadas, sempre priorizando o paciente e o colocando como centro da relação.
Agende uma consulta para conhecer mais sobre o trabalho da PedCin e as muitas possibilidades de deixar as etapas de crescimento dos seus pequenos muito mais tranquila! Estamos à sua disposição!