PedCin

Institucional

PEDCIN

Momentos singulares transformam vidas!

E se lhe contássemos que a PedCin surgiu em uma sexta-feira entre xícaras de café e uma paixão: a busca por um atendimento qualificado em pediatria?

Foi nesse momento, entre amigas, demos início a PedCin. A intenção é fazer mais para atender uma demanda vista em seu atendimento: um acompanhamento pediátrico que olhasse tanto para a criança como também para o seu ambiente, contando com a nossa experiência como mães e profissionais. Tudo isso, através do conhecimento técnico-científico que unisse terapias complementares, a fim de cuidar, prevenir e promover saúde e bem-estar para crianças e famílias.

PedCin

Temos consciência de que cada criança e cada lar são únicos. Por isso, em conjunto com o atendimento em consultório, também realizamos atendimento domiciliar. Assim conhecemos mais do ambiente familiar para encontrar os melhores tratamentos.

Nós, como especialistas, não pensaremos somente no tratamento da doença, mas em oferecer atenção e cuidados à qualidade de vida da criança. Proporcionar às famílias meios para reduzir o estresse que uma “doença orgânica” causa, promover e estimular atividades para redução do sedentarismo e promover adequada nutrição.

PedCin – Pediatria Complementar e Integrativa PedCin – Pediatria Complementar e Integrativa PedCin – Pediatria Complementar e Integrativa PedCin – Pediatria Complementar e Integrativa

Conheça nossa equipe!

Drª. Márcia Schneider

Trabalhei 3 anos em Neonatologia e sentia que faltava algo a mais. Optei por fazer uma nova especialização em Nutrologia Pediátrica de 2005 a 2007 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e decidi que gostaria de me manter nessa área. 

Em 2011 entrei no Hospital da Criança Conceição, onde permaneci até 2019. Nesse período trabalhei somente na área da Nutrologia Pediátrica. Percebi que a nutrição está intimamente envolvida nos processos de doença e saúde, mas nem sempre é priorizada por todas as especialidades. 

Aos poucos também percebi que a minha formação em Neonatologia, uma formação de ponta cada vez mais sofisticada, sem dúvida tinha um papel relevante na manutenção da vida. Porém, após a alta, a criança é entregue a um meio cada vez mais inóspito. 

Comecei a me interessar mais por onde a criança vive. Quando falo em um ambiente inóspito, no meu ponto de vista, não necessariamente me refiro às vulnerabilidades sociais das famílias, mas a uma visão mais ampla, onde há excesso de alimentos ultraprocessados, poluição, pouca estimulação ou excesso de atividade, a não valorização dos espaços infantis para brincadeiras com segurança, inadequação do sono; ou seja, proponho a criação de um ambiente saudável em todos os sentidos para o desenvolvimento adequado da criança. 

Ao seguir na área da Nutrologia percebi que as principais doenças nutricionais que trato são, frequentemente, consequências do meio ou comportamento inadequado onde a criança está inserida, indiferente de classe social. Então, para fazer com que as crianças alcancem o seu maior potencial, ofereço uma especialidade que valoriza todas as fazes da promoção de saúde, a Medicina Integrativa

Drª. Roselaine Losch

Enquanto cursava a residência em neonatologia, iniciei os atendimentos em consultório, que me propiciou viver mais a pediatria em sua essência, acompanhar famílias em formação, ser pró-ativa nos cuidados em relação à prevenção de doenças, observar o desenvolvimento, orientar famílias e tratar as doenças típicas da infância.

E lá se vão 20 anos de trajetória profissional. Neste período trabalhei em hospitais de referência de atendimento pediátrico de emergência, como o Hospital da Criança Santo Antônio e o Hospital Moinhos de Vento, locais onde aprimorei minha prática em situações corriqueiras da infância até casos graves com risco de vida. Também fui plantonista em UTI neonatal de Porto Alegre e grande Porto Alegre (Hospital Mãe de Deus e Hospital Padre Jeremias).

Atualmente, faço atendimento de consultório, acompanhamento pediátrico de sala de parto e internações em UTI neonatal no Hospital Moinhos de Vento. Posso dizer que sou apaixonada pelo que faço: o olhar puro, o carinho, o riso, os pequenos que lutam bravamente como gigantes quando as coisas não saem como o planejado; o desenvolvimento, o aprendizado, a introdução alimentar, a escola – e, junto com ela, as viroses -, as brincadeiras; a certeza de que podemos ser agentes de mudança na vida de tantos! 

Drª. Priscila Amaral

Tenho‎ 43‎ anos,‎ neste‎ ano‎ completei‎ 26‎ anos‎ (entre‎ namoro‎ e‎ casamento)‎ com‎ o‎ Leonardo.‎ Temos‎ dois‎ meninos‎ encantadores,‎ o‎ Francisco‎ (8‎ anos)‎ e‎ o‎ Antônio‎ (5‎ anos).‎ ⁣Quem‎ me‎ conhece‎ de‎ perto‎ sabe‎ que‎ sou‎ multitarefas‎ e‎ estou‎ em‎ constante‎ aprendizado,‎ técnico‎ e‎ das‎ questões‎ da‎ vida.‎

⁣Logo‎ que‎ eu‎ me‎ formei‎ em medicina, eu‎ caí‎ no‎ mundo‎ e‎ fui‎ trabalhar‎ no‎ Programa‎ de‎ Saúde‎ da‎ Família.‎ Durante‎ um‎ ano‎ e‎ meio‎ acompanhei‎ várias‎ famílias‎ de‎ perto.‎ Gestantes,‎ bebês‎ em‎ consultas‎ de‎ puericultura,‎ adultos‎ e‎ idosos‎ com‎ comorbidades. Ali‎, foi‎ meu‎ primeiro‎ (não)‎ contato‎ com‎ a‎ adolescência.‎ Eu‎ pensava‎ “cadê‎ esse‎ pessoal‎ que‎ não‎ vem‎ consultar?”. ⁣As‎ políticas‎ públicas‎ estavam‎ voltadas‎ para‎ a‎ população‎ que‎ eu‎ atendia‎ no‎ posto.‎ E‎ as‎ crianças,‎ ao‎ completarem‎ 12‎ anos,‎ entravam‎ em‎ um‎ “buraco‎ negro”‎ e‎ reapareciam‎ como‎ jovens‎ adultos‎ com‎ sobrepeso,‎ muitos‎ deles‎ hipertensos‎ e‎ sem‎ acompanhamento‎ prévio,‎ necessitando‎ agora‎ de‎ medicamentos‎ contínuos‎ e‎ consultas‎ regulares.‎

Eu percebi que‎ algo‎ poderia‎ ser‎ melhorado…‎ mas‎ como?‎ Bom,‎ entrei‎ na‎ residência‎ de‎ pediatria‎ do‎ Hospital Conceição‎ e‎ tive‎ a‎ honra‎ de‎ ser‎ aluna‎ da‎ ‎ Lilian Hagel,‎ que‎ de‎ forma‎ genial,‎ conduzia‎ um‎ ambulatório‎ só‎ para‎ adolescentes‎ (em‎ 2021‎ o‎ Serviço de Adolescentes do Grupo Hospitalar Conceição completou‎ 33‎ anos).‎

Me‎ achei,‎ era‎ isso!!‎! Fui‎ de‎ mala‎ e‎ cuia‎ para‎ o‎ RJ‎ fazer‎ o‎ R3‎ em‎ Medicina‎ do‎ Adolescente‎ no‎  NESA – Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. ‎ Que‎ lugar! Uma‎ formação‎ super‎ completa‎ que‎ me‎ deu‎ muita‎ base‎ para‎ seguir‎ nessa‎ jornada‎ incrível‎ que‎ é‎ cuidar‎ da‎ saúde‎ dos‎ adolescentes.‎ 

Drª. Larissa Durães

Sou Larissa Durães , médica pediatra, baiana, mãe de duas gauchinhas Marias (Maria Clara 6 anos e Maria Laura 1 ano). Formei em medicina na Bahia , pela EBMSP, há mais 12 anos , quando tomei a decisão de vir morar no RS. Este Estado ganhou meu coração e já me considero gaúcha. Fiz minha residência de pediatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e especialização em pneumologia pediátrica no Hospital São Lucas da PUCRS.

Desde criança sonho em ser médica e já brincava com minhas bonecas de atendê-las e prescrever medicações, porém, o encantamento pela pediatria aconteceu no final da faculdade quando fiz estágio no serviço de Oncologia pediátrica do Hcpa. Apesar de não ter escolhido a onco pediatria como especialidade, cada uma daquelas crianças que vi lutar bravamente contra doenças de gente grande me tocou de tal forma , que minha vida só faria sentido vivendo no mundo pediátrico, onde a vida ganha cor.

Este novo projeto ao lado de colegas tão queridas e competentes veio somar na minha vida, trazendo uma nova forma de atender e acolher as famílias que acompanhamos.

Drª. Mírian Machado

Eu sou a Dra. Mírian, uma nutricionista formada pela Universidade La Salle em Canoas, Rio Grande do Sul, em 2015. Minha paixão pela nutrição materno-infantil me levou a buscar uma especialização na área Materno-infantil e Obstetrícia pelo Grupo Hospitalar Conceição em 2017. Além disso, conquistei o título de Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2021.

Com cinco anos de experiência como nutricionista clínica no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, atuei em diversas áreas, incluindo maternidade, UTI neonatal e pediatria geral.

Minha paixão pelo cuidado nutricional de mães e bebês me levou a desenvolver uma forte atuação na área de amamentação. Desde 2019, também me especializei em Laserterapia em trauma mamilar, proporcionando um suporte valioso para as mães durante a amamentação.

Estou pronta para atender um amplo público, incluindo gestantes, puérperas, bebês, crianças, pais e cuidadores. Meus serviços incluem consultoria de amamentação e Laserterapia, bem como acompanhamento nutricional personalizado.

Drª. Michelle Lise

Oi, gente! Sou a Dra. Michelle, ou Dra. Mi como me chamam meus pequenos pacientes!

Sou médica formada pela UFCSPA em 1999. Fiz minha especialização em Dermatologia na Universidade Federal Fluminense, sendo orientada no meu TCC pela chefe da Dermatologia Pediátrica do hospital. Tenho vários cursos e especializações em diversas áreas da dermatologia e também na área judicial em que assisto os juízes do RS.

Nesses 22 anos de Dermatologia tenho atendido pacientes de todas as idades, acompanhando os pequenos desde a infância, às questões da adolescência e adultez. Gosto muito de explicar aos pacientes detalhes das doenças e dos cuidados que devemos ter para manter nossa pele e saúde em dia.

Nunca escondi que os pequenos pacientes têm um local especial no meu coração e agora passo a compor essa equipe centrada no atendimento integral das crianças com toda a dedicação que eles merecem.

Drª. Mariana Bonow

Após concluir a residência de Pediatria em 2003 e a especialização em Neonatologia em 2004, a Dra Mariana passou a trabalhar quase exclusivamente em emergência pediátrica até 2021, com alguns dias na semana dedicados a consultas de rotina na Unimed. Com o advento da pandemia, passou também a atender consultas on-line diariamente.

Atualmente, passa as manhãs na rotina da Emergência Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento e à tarde trabalha 1x/semana na Unimed e nos demais dias atende teleconsultas.
Passa a integrar a equipe da PedCin atendendo a demanda de urgências e/ou consultas de rotina dos pequenos pacientes.

Drª. Michele Teixeira Hertz

Sou endocrinologista pediatra, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Após a graduação, realizei residência médica em Pediatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e especialização em Endocrinologia Pediátrica na Unidade de Endocrinologia Pediátrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualmente, dedico minha carreira ao acompanhamento de crianças e adolescentes com condições endócrinas, sempre com um olhar atento às particularidades do desenvolvimento infantil.

Dr. Rafael

Olá, sou Rafael, cirurgião pediátrico. Sou experiente na indicação cirúrgica e no cuidado cirúrgico de crianças, incluindo o cuidado pré e pós-cirúrgico. Minha área de atuação envolve doenças congênitas ou adquiridas desde o nascimento até a adolescência.

Me formei em 2007 pela UFRGS em Porto Alegre. Realizei residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente, sou membro da Equipe de Cirurgia Pediátrica do Hospital Santo Antônioe do Hospital Moinhos de Vento.

Alguma áreas da cirurgia pediátrica em que atuo: patologias cirúrgicas do recém-nascido, doenças cirúrgicas na infância, urgências cirúrgicas pediátricas e atendimento ambulatorial.

Dr. João Paulo

O João Paulo é fisioterapeuta, e na sua área de atuação, especializou-se em Saúde da Criança. Como profissional, avalia e cuida da saúde respiratória infantil, tratando diversas doenças respiratórias tanto agudas como crônicas.

Se formou em 2010 pela CNEC/Santo Ângelo, fez mestrado, doutorado e pós-doutorado na PUCRS (2011-2018). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação em fisioterapia pediátrica/pneumologia pediátrica. Além disso, é docente de cursos livres de fisioterapia respiratória pediátrica.

Dra. Cíntia Steinhaus

Há mais de 20 anos a Cíntia atua na gastropediatria do Hospital da Criança Santo Antônio. Realiza atendimento em enfermaria pediátrica e consultas ambulatoriais de gastropediatria geral, onde trata de inúmeras patologias, como: alergia à proteína do leite de vaca, doença do refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, dentre outras.

Open chat
Como podemos lhe ajudar?