PedCin

Institucional

PEDCIN

Momentos singulares transformam vidas!

E se lhe contássemos que a PedCin surgiu em uma sexta-feira entre xícaras de café e uma paixão: a busca por um atendimento qualificado em pediatria?

Foi nesse momento, entre amigas, demos início a PedCin. A intenção é fazer mais para atender uma demanda vista em seu atendimento: um acompanhamento pediátrico que olhasse tanto para a criança como também para o seu ambiente, contando com a nossa experiência como mães e profissionais. Tudo isso, através do conhecimento técnico-científico que unisse terapias complementares, a fim de cuidar, prevenir e promover saúde e bem-estar para crianças e famílias.

PedCin

Temos consciência de que cada criança e cada lar são únicos. Por isso, em conjunto com o atendimento em consultório, também realizamos atendimento domiciliar. Assim conhecemos mais do ambiente familiar para encontrar os melhores tratamentos.

Nós, como especialistas, não pensaremos somente no tratamento da doença, mas em oferecer atenção e cuidados à qualidade de vida da criança. Proporcionar às famílias meios para reduzir o estresse que uma “doença orgânica” causa, promover e estimular atividades para redução do sedentarismo e promover adequada nutrição.

PedCin – Pediatria Complementar e Integrativa PedCin – Pediatria Complementar e Integrativa PedCin – Pediatria Complementar e Integrativa PedCin – Pediatria Complementar e Integrativa

Conheça nossa equipe!

Drª. Márcia Schneider

Trabalhei 3 anos em Neonatologia e sentia que faltava algo a mais. Optei por fazer uma nova especialização em Nutrologia Pediátrica de 2005 a 2007 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e decidi que gostaria de me manter nessa área. 

Em 2011 entrei no Hospital da Criança Conceição, onde permaneci até 2019. Nesse período trabalhei somente na área da Nutrologia Pediátrica. Percebi que a nutrição está intimamente envolvida nos processos de doença e saúde, mas nem sempre é priorizada por todas as especialidades. 

Aos poucos também percebi que a minha formação em Neonatologia, uma formação de ponta cada vez mais sofisticada, sem dúvida tinha um papel relevante na manutenção da vida. Porém, após a alta, a criança é entregue a um meio cada vez mais inóspito. 

Comecei a me interessar mais por onde a criança vive. Quando falo em um ambiente inóspito, no meu ponto de vista, não necessariamente me refiro às vulnerabilidades sociais das famílias, mas a uma visão mais ampla, onde há excesso de alimentos ultraprocessados, poluição, pouca estimulação ou excesso de atividade, a não valorização dos espaços infantis para brincadeiras com segurança, inadequação do sono; ou seja, proponho a criação de um ambiente saudável em todos os sentidos para o desenvolvimento adequado da criança. 

Ao seguir na área da Nutrologia percebi que as principais doenças nutricionais que trato são, frequentemente, consequências do meio ou comportamento inadequado onde a criança está inserida, indiferente de classe social. Então, para fazer com que as crianças alcancem o seu maior potencial, ofereço uma especialidade que valoriza todas as fazes da promoção de saúde, a Medicina Integrativa

Drª. Roselaine Losch

Enquanto cursava a residência em neonatologia, iniciei os atendimentos em consultório, que me propiciou viver mais a pediatria em sua essência, acompanhar famílias em formação, ser pró-ativa nos cuidados em relação à prevenção de doenças, observar o desenvolvimento, orientar famílias e tratar as doenças típicas da infância.

E lá se vão 20 anos de trajetória profissional. Neste período trabalhei em hospitais de referência de atendimento pediátrico de emergência, como o Hospital da Criança Santo Antônio e o Hospital Moinhos de Vento, locais onde aprimorei minha prática em situações corriqueiras da infância até casos graves com risco de vida. Também fui plantonista em UTI neonatal de Porto Alegre e grande Porto Alegre (Hospital Mãe de Deus e Hospital Padre Jeremias).

Atualmente, faço atendimento de consultório, acompanhamento pediátrico de sala de parto e internações em UTI neonatal no Hospital Moinhos de Vento. Posso dizer que sou apaixonada pelo que faço: o olhar puro, o carinho, o riso, os pequenos que lutam bravamente como gigantes quando as coisas não saem como o planejado; o desenvolvimento, o aprendizado, a introdução alimentar, a escola – e, junto com ela, as viroses -, as brincadeiras; a certeza de que podemos ser agentes de mudança na vida de tantos! 

Drª. Priscila Amaral

Tenho‎ 43‎ anos,‎ neste‎ ano‎ completei‎ 26‎ anos‎ (entre‎ namoro‎ e‎ casamento)‎ com‎ o‎ Leonardo.‎ Temos‎ dois‎ meninos‎ encantadores,‎ o‎ Francisco‎ (8‎ anos)‎ e‎ o‎ Antônio‎ (5‎ anos).‎ ⁣Quem‎ me‎ conhece‎ de‎ perto‎ sabe‎ que‎ sou‎ multitarefas‎ e‎ estou‎ em‎ constante‎ aprendizado,‎ técnico‎ e‎ das‎ questões‎ da‎ vida.‎

⁣Logo‎ que‎ eu‎ me‎ formei‎ em medicina, eu‎ caí‎ no‎ mundo‎ e‎ fui‎ trabalhar‎ no‎ Programa‎ de‎ Saúde‎ da‎ Família.‎ Durante‎ um‎ ano‎ e‎ meio‎ acompanhei‎ várias‎ famílias‎ de‎ perto.‎ Gestantes,‎ bebês‎ em‎ consultas‎ de‎ puericultura,‎ adultos‎ e‎ idosos‎ com‎ comorbidades. Ali‎, foi‎ meu‎ primeiro‎ (não)‎ contato‎ com‎ a‎ adolescência.‎ Eu‎ pensava‎ “cadê‎ esse‎ pessoal‎ que‎ não‎ vem‎ consultar?”. ⁣As‎ políticas‎ públicas‎ estavam‎ voltadas‎ para‎ a‎ população‎ que‎ eu‎ atendia‎ no‎ posto.‎ E‎ as‎ crianças,‎ ao‎ completarem‎ 12‎ anos,‎ entravam‎ em‎ um‎ “buraco‎ negro”‎ e‎ reapareciam‎ como‎ jovens‎ adultos‎ com‎ sobrepeso,‎ muitos‎ deles‎ hipertensos‎ e‎ sem‎ acompanhamento‎ prévio,‎ necessitando‎ agora‎ de‎ medicamentos‎ contínuos‎ e‎ consultas‎ regulares.‎

Eu percebi que‎ algo‎ poderia‎ ser‎ melhorado…‎ mas‎ como?‎ Bom,‎ entrei‎ na‎ residência‎ de‎ pediatria‎ do‎ Hospital Conceição‎ e‎ tive‎ a‎ honra‎ de‎ ser‎ aluna‎ da‎ ‎ Lilian Hagel,‎ que‎ de‎ forma‎ genial,‎ conduzia‎ um‎ ambulatório‎ só‎ para‎ adolescentes‎ (em‎ 2021‎ o‎ Serviço de Adolescentes do Grupo Hospitalar Conceição completou‎ 33‎ anos).‎

Me‎ achei,‎ era‎ isso!!‎! Fui‎ de‎ mala‎ e‎ cuia‎ para‎ o‎ RJ‎ fazer‎ o‎ R3‎ em‎ Medicina‎ do‎ Adolescente‎ no‎  NESA – Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. ‎ Que‎ lugar! Uma‎ formação‎ super‎ completa‎ que‎ me‎ deu‎ muita‎ base‎ para‎ seguir‎ nessa‎ jornada‎ incrível‎ que‎ é‎ cuidar‎ da‎ saúde‎ dos‎ adolescentes.‎ 

Drª. Mírian Machado

Eu sou a Dra. Mírian, uma nutricionista formada pela Universidade La Salle em Canoas, Rio Grande do Sul, em 2015. Minha paixão pela nutrição materno-infantil me levou a buscar uma especialização na área Materno-infantil e Obstetrícia pelo Grupo Hospitalar Conceição em 2017. Além disso, conquistei o título de Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2021.

Com cinco anos de experiência como nutricionista clínica no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, atuei em diversas áreas, incluindo maternidade, UTI neonatal e pediatria geral.

Minha paixão pelo cuidado nutricional de mães e bebês me levou a desenvolver uma forte atuação na área de amamentação. Desde 2019, também me especializei em Laserterapia em trauma mamilar, proporcionando um suporte valioso para as mães durante a amamentação.

Estou pronta para atender um amplo público, incluindo gestantes, puérperas, bebês, crianças, pais e cuidadores. Meus serviços incluem consultoria de amamentação e Laserterapia, bem como acompanhamento nutricional personalizado.

Drª. Mariana Bonow

Após concluir a residência de Pediatria em 2003 e a especialização em Neonatologia em 2004, a Dra Mariana passou a trabalhar quase exclusivamente em emergência pediátrica até 2021, com alguns dias na semana dedicados a consultas de rotina na Unimed. Com o advento da pandemia, passou também a atender consultas on-line diariamente.

Atualmente, passa as manhãs na rotina da Emergência Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento e à tarde trabalha 1x/semana na Unimed e nos demais dias atende teleconsultas.
Passa a integrar a equipe da PedCin atendendo a demanda de urgências e/ou consultas de rotina dos pequenos pacientes.

Drª. Michele Teixeira Hertz

Sou endocrinologista pediatra, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Após a graduação, realizei residência médica em Pediatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e especialização em Endocrinologia Pediátrica na Unidade de Endocrinologia Pediátrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualmente, dedico minha carreira ao acompanhamento de crianças e adolescentes com condições endócrinas, sempre com um olhar atento às particularidades do desenvolvimento infantil.

Dr. Rafael Bueno Mazzuca

Olá, sou Rafael, cirurgião pediátrico. Sou experiente na indicação cirúrgica e no cuidado cirúrgico de crianças, incluindo o cuidado pré e pós-cirúrgico. Minha área de atuação envolve doenças congênitas ou adquiridas desde o nascimento até a adolescência.

Me formei em 2007 pela UFRGS em Porto Alegre. Realizei residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente, sou membro da Equipe de Cirurgia Pediátrica do Hospital Santo Antônioe do Hospital Moinhos de Vento.

Alguma áreas da cirurgia pediátrica em que atuo: patologias cirúrgicas do recém-nascido, doenças cirúrgicas na infância, urgências cirúrgicas pediátricas e atendimento ambulatorial.

Dra. Cíntia Steinhaus

Há mais de 20 anos a Cíntia atua na gastropediatria do Hospital da Criança Santo Antônio. Realiza atendimento em enfermaria pediátrica e consultas ambulatoriais de gastropediatria geral, onde trata de inúmeras patologias, como: alergia à proteína do leite de vaca, doença do refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, dentre outras.

Dra. Fernanda Quadros

Olá, sou a Dra. Fernanda Quadros, neurologista infantil! 🧠✨

Minha missão como neuropediatra é acompanhar todas as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor da criança, identificando possíveis desafios e intervindo no momento certo para que ela tenha um crescimento saudável e pleno. Acompanho desde dificuldades escolares, enxaqueca e síndromes epilépticas até doenças neuromusculares, distúrbios do comportamento e complicações neurológicas da prematuridade, sempre buscando oferecer um olhar atento, cuidadoso e personalizado para cada pequeno paciente.

Minha trajetória na medicina sempre foi guiada pela paixão pelo cuidado infantil. Desde a faculdade, me senti à vontade atendendo crianças e mergulhei no universo da neurologia clínica, participando de diversas pesquisas. Tive grandes mestres, que não apenas me ensinaram a ciência, mas também a arte de cuidar: a Dra. Ana Guardiola, uma das primeiras neuropediatras do estado, foi minha grande mentora e inspiração. No mestrado, aprofundei meus estudos com a Dra. Magda Lahorgue, e no doutorado, tive a honra de aprender com o Dr. Ricardo Halpern, um dos maiores especialistas no manejo do autismo. Suas contribuições não apenas moldaram minha prática, mas também fortaleceram minha missão de oferecer um atendimento humano, cuidadoso e baseado na ciência.

Minha atuação profissional se divide entre atendimentos hospitalares em emergência, internação e UTIs neonatal e pediátrica, docência e preceptoria dos residentes de neuropediatria do Hospital da Criança Santo Antônio, além dos atendimentos em consultório.

Acredito em uma neurologia infantil que vai além do diagnóstico e do tratamento: meu compromisso é acompanhar cada etapa do desenvolvimento neuropsicomotor da criança, garantindo que ela tenha as melhores oportunidades para crescer com autonomia, independência e qualidade de vida. Sei que, para as famílias, enfrentar desafios neurológicos pode ser um caminho de dúvidas e inseguranças, e por isso faço questão de estar ao lado dos pais, oferecendo orientação clara, acolhimento e suporte.

Dra. Carolina Soares da Silva

Temos uma nova profissional na Equipe PedCin!

No mês de Novembro, a Dra. Carolina, médica pela UFRGS, pediatria e gastroenterologista pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio – Santa Casa de Porto Alegre, e mestre em pediatria pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), fará parte do nosso corpo clínico!

Atualmente, ela atua no serviço de gastroenterologia pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio – Santa Casa de Porto Alegre. Aqui na clínica, fará o atendimento de gastroenterologia de uma forma geral para os nossos pequenos pacientes.

Bem-vinda, Doutora Carolina!
Estamos muito felizes em tê-la como parte da equipe PedCin!

Dra. Betusa Kramer

Temos uma nova profissional na Equipe PedCin!

A Betusa é médica pediatra e tem mais de 25 anos de experiência no cuidado de crianças, adolescentes e suas famílias. Trabalha com o conceito de que o paciente precisa ser compreendido dentro do seu ambiente — focando não somente nas questões físicas, mas também em aspectos mentais e espirituais.

Sempre atenta aos novos rumos da medicina, estuda Suplementação Individualizada e atualmente faz pós-graduação em Pediatria Funcional Integrativa. Com MBA em Saúde IACS/Hospital Mãe de Deus, há seis anos coordena o Pronto Atendimento Pediátrico da Unimed Porto Alegre. Empreendedora, criou o Programa de Pediatria Dra. Betusa — uma abordagem integrativa e multiprofissional que oferece um serviço inovador e inédito no Sul do Brasil.

Bem-vinda, Doutora Betusa!
Estamos muito felizes em tê-la como parte da equipe PedCin!

Agendamento Online

Selecione o agendamento com seu médico pelos botões abaixo:

Dra. Mariana Veit Bonow

Pediatra, Médica de emergência

Dra. Roselaine Losch

Pediatra/Neonatologista

Dra. Fernanda Silveira

Neurologista pediátrico

Dr. Rafael Mazzuca

Cirurgião pediátrico

Dra. Cintia Steinhaus

Pediatra, Gastroenterologista pediátrica

Dra. Michele Teixeira

Endocrinologista pediátrica

Dra. Carolina Soares

Gastroenterologista pediátrica

Dra. Priscila Amaral

Medicina do adolescente

Dra. Betusa de Oliveira

Pediatra

Dra. Marcia Schneider

Nutróloga

Mirian B. Machado

Nutricionista

Open chat
Como podemos lhe ajudar?