adolescentes

Medicina do Adolescente

A Hebiatria é a área médica responsável pelo estudo, cuidado, diagnóstico e tratamento de doenças dos jovens adolescentes entre 12 e 20 anos. O médico hebiatra é um clínico geral especializado em adolescentes, que realiza residências em pediatria e, após, especialização na área da medicina do adolescente. 

O profissional de saúde especializado em Hebiatria verificará o crescimento e o desenvolvimento saudável do adolescente, prevenindo doenças e garantindo que as necessidades específicas que surgem neste período da vida sejam atendidas.

São abordados os cuidados com saúde física e mental, estando sempre atento ao desenvolvimento psicossocial do paciente no que diz respeito às interações sociais, o início e maturação da sexualidade, a experimentação das drogas e o abandono do papel social, identidade e corpo infantis. 

A Hebiatria é a área médica responsável pelo estudo, cuidado, diagnóstico e tratamento de doenças dos jovens entre 12 e 20 anos. Área médica responsável pelo estudo, cuidado, diagnóstico e tratamento de doenças dos jovens entre 12 e 20 anos.

Área médica responsável pelo estudo, cuidado, diagnóstico e tratamento de doenças dos jovens entre 12 e 20 anos. Área médica responsável pelo estudo, cuidado, diagnóstico e tratamento de doenças dos jovens entre 12 e 20 anos. 

Qual o papel do hebiatra?

A fase da adolescência é marcada pelas mudanças em todos os aspectos da vida do indivíduo, e estas mudanças devem ser abordadas com naturalidade e de forma aberta para que os adolescentes sintam-se acolhidos e compreendidos, podendo, assim, lidar de forma mais sadia com seus sentimentos e novidades da idade. É fundamental que exista este espaço de diálogo aberto e claro com o adolescente para que ele possa receber orientações sobre puberdade, sexualidade e conversar sobre os assuntos de seu interesse, podendo evitar o desenvolvimento de consequências nocivas como comportamento sexual de risco, baixo rendimento escolar ou a experimentação de drogas.

Por isso, o paciente deve ter um momento reservado em sua consulta para ficar sozinho com o médico; este momento deve ser totalmente confidencial, uma vez que o paciente tem direito ao sigilo. 

Durante este período, o adolescente experimenta o luto marcado pela perda do corpo, identidade, papel social e tratamento infantil. Além disso, os adolescentes passam a reproduzir o comportamento típico da faixa etária, como as oscilações de humor, vivência temporal singular, frequente tendência em reunir-se um grupo, aparente sensação de onipotência, entre outros. Cabe ao hebiatra avaliar até que momento essas questões devem ser analisadas por outros especialistas.

Entre os interesses dos adolescentes mais conversados em consulta, destacam-se as dúvidas acerca do desenvolvimento corporal – estatura, peso, forma -, da sexualidade em geral, preocupações e temores em “ser diferente” dos amigos, sobrepeso, dores de coluna – associadas ao crescimento repentino que ocorre nessa fase – e questões alérgicas.

Procuramos oferecer suporte aos jovens e suas famílias neste período da vida, através do acompanhamento de seu desenvolvimento respeitando o tempo individual da criança, e proporcionar uma melhor e mais saudável experiência de desenvolvimento do indivíduo, oferecendo um atendimento empático e cuidadoso às necessidades de cada jovem e suas relações com o grupo familiar. 

Serviços hebiátricos oferecidos:

Marque uma consulta sem sair de casa!

Entre em contato por alguma de nossas plataformas ou envie um formulário ao lado!

(51) 37370855

(51) 993737682

(51) 37370855

(51) 993737682

Open chat
Como podemos lhe ajudar?